PAGUE AS CONTAS DE SUA EMPRESA. O SEU DEPARTAMENTO FINANCEIRO PODE AJUDAR.

Tem mês que descobrir como pagar as contas da empresa parece trabalho para uma equipe de investigação. Você, como empresário, se vê tentando equilibrar vários pratos rodando no ar, enquanto decide qual das despesas vai cobrir primeiro e com qual dinheiro vai cumprir com as obrigações? Não precisa ser assim!

Não fique paralisado por não conseguir resolver esse mistério. Você precisa investir em um fator muito simples, mas que, muitas vezes, é desconsiderado pela maioria dos pequenos e médios empresários: a inteligência financeira, fornecida ao negócio pelo seu departamento financeiro.

 

A CONSULTING NOW apresenta 4 dicas para auxiliá-lo a pagar contas:

1. PRIORIZAÇÃO DAS CONTAS

Uma das atividades do departamento financeiro é controlar o que entra e o que sai em dinheiro da empresa. Isso contribui com a categorização das contas e os custos do negócio a fim de definir, por níveis de prioridade, aquelas despesas que você não pode escapar no momento. Assim, você consegue saber quais contas pagar primeiro e quais protelar um pouco, em um movimento estratégico para não acabar no vermelho.

2. POTENCIALIZAÇÃO DAS RECEITAS

Da mesma forma, essa organização funciona também para as receitas. Com as informações captadas e categorizadas, é possível analisar onde as entradas têm sido maiores ou menores. O trabalho da inteligência financeira ajuda a potencializar essas receitas, uma vez que será possível acompanhar o seu volume de faturamento por semana, por mês, por região, por produto, por vendedor, entre outros. A partir dessas análises, é possível traçar caminhos estratégicos para evoluir.

3. DEFINIÇÃO DE BONS INDICADORES

Considerando as provas anteriores, o departamento financeiro pode ajudar a definir e analisar os indicadores de desempenho do negócio, sejam esses referentes ao faturamento, à lucratividade, aos custos de operação, ao ganho líquido em cada venda, ao giro de caixa, entre outros. Tudo isso serve para relatar como anda a saúde financeira da empresa.

4. INFORMAÇÕES PARA OUTRAS ÁREAS DO NEGÓCIO

Um departamento financeiro bem organizado e que gere as contas corretamente pode subsidiar todas as áreas do negócio com essas informações de despesas, receitas e indicadores. Por exemplo: conhecendo de onde vem o maior volume de faturamento, pode oferecer caminhos à equipe de vendas para investir estrategicamente em um determinado produto ou região, analisando as despesas com matérias-primas e identificando oportunidades de economia; além de orientar o setor de compras e de produção a diminuir custos que impactem no resultado.

Assim, realizando o controle e a gestão das entradas e saídas financeiras do seu negócio com inteligência, o departamento financeiro será o seu aliado, ajudando-o a pagar as contas como, também, contribuir para o aumento das vendas, a diminuir custos e o tão desejado lucro.

A CONSULTING NOW possui soluções voltadas para as pequenas e médias empresas que precisam de um departamento financeiro inteligente! Fale com a gente:

 

[email protected]

(11) 2629-0697

Por: Everton Lima, franqueado Consulting Now

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *