Veja os mitos e verdades do consultor empresarial

A grande meta de toda e qualquer empresa é alcançar o sucesso e se destacar no mercado em que atua. Um conjunto de fatores é responsável por esse acontecimento, dentre eles, a estipulação de objetivos bem definidos.

Para quem está inserido na realidade da corporação, pode não ser tarefa fácil enxergar a realidade, pensar “fora da caixa” e propor soluções inovadoras. Não buscar soluções rápidas para virar o jogo faz com que a empresa fique estagnada e perca oportunidades de crescer.

Em momentos de crise ou até mesmo de estabilidade econômica, o consultor empresarial é uma peça fundamental na jornada de organizações de diversos tipos que almejam crescimento expressivo e destaque frente à concorrência.

Se você ainda tem dúvidas sobre a carreira do consultor empresarial, desvendaremos neste post 5 mitos e verdades sobre a profissão. Continue lendo!

1. É preciso ter MBA para ser consultor empresarial

Mito! Você pode ter uma carreira de sucesso como consultor empresarial por meio de uma franquia, mesmo que não tenha um currículo extenso, pós-graduação, intercâmbio ou MBA. Nesse caso, o que torna o seu perfil mais relevante é ter experiências que possam contar pontos a seu favor, como cargos em posição de liderança, por exemplo.

Imagine que você trabalhou durante anos na área estratégica de determinada empresa e foi o responsável por gerenciar equipes, desenvolver novos processos e tomar decisões para garantir o futuro da organização. Tudo o que você aprendeu nesse tempo conta, e muito, para que o seu perfil seja analisado como o de um consultor em potencial.

2. É possível ter independência profissional como consultor

Verdade! A carreira de consultor empresarial pode abrir muitas portas para você que deseja ter o próprio negócio por meio da prestação de serviços. Consultores independentes geralmente têm um caminho mais longo pela frente e precisam de uma ampla rede de contatos.

Porém, tornando-se um consultor franqueado, você tem a oportunidade de saber em quanto tempo seu investimento terá retorno, além de alavancar sua carreira mais rapidamente, contando com acompanhamento integral de consultores experientes.

3. O consultor empresarial pode atuar com o que se identifica

Verdade! Às vezes, ao pensar em consultoria empresarial, pode vir à sua mente a ideia errônea de que consultores são meros administradores. Porém, ao observar melhor a realidade desses profissionais, você perceberá que os consultores podem atuar estrategicamente em diversas áreas organizacionais.

Por exemplo, imagine que um dos objetivos de uma empresa seja reduzir a rotatividade de funcionários, melhorando, assim, a saúde da organização. O consultor empresarial com experiências e afinidade com recursos humanos pode atuar analisando os porquês da rotatividade e traçando possíveis soluções.

4. Não preciso do LinkedIn para ser consultor empresarial

Mito! Você não tem a obrigação de investir no LinkedIn para ter sucesso como consultor empresarial. Entretanto, ele já alcançou a marca de 29 milhões de usuários brasileiros, o que nos leva à posição de 3º maior mercado da rede.

O LinkedIn hoje é o meio mais fácil de conectar profissionais de vários graus de experiência, empresas de todos os tamanhos e acessar conteúdos relevantes.

Lá, você terá espaço para falar sobre suas experiências como consultor, desenvolver seu marketing pessoal e construir uma rede de contatos qualificada. Não desconsidere essa rede que agora é a queridinha dos profissionais!

5. Apenas grandes empresas contratam consultores empresariais

Mito! Considere que independente do tamanho da organização, há um mercado competitivo ao redor dela. Só em 2017, o número de novas empresas abertas no Brasil aumentou 13,6%. Desse número, a maioria enquadrou-se como MEI ou microempresa.

Partindo desse princípio, você já tem dados suficientes para entender que a competitividade pode até ser mais significativa entre pequenas empresas, que estão no páreo em busca de estratégias vencedoras para impulsionar o negócio.

Nesse cenário, a função do consultor empresarial é levar sua experiência e injetar conhecimentos para acelerar o crescimento de uma empresa de qualquer porte, de acordo com seus objetivos e necessidades, é claro.

Além do mais, com uma cultura jovem e antenada em tendências de mercado, as startups são mais propensas a contar com a ajuda de profissionais para alavancar seu desempenho.

Gostou de nosso conteúdo? Fique por dentro de todos os materiais sobre consultoria empresarial curtindo nossa página no Facebook!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *