Se você está buscando uma nova oportunidade profissional, certamente já deve ter pensado na possibilidade de migrar para o sistema de franquias. Porém, o mistério que ronda a relação entre franquia e franqueado costuma afastar potenciais novos empreendedores, que podem perder excelentes oportunidades de crescimento pessoal e profissional. 

A grande vantagem de se optar por uma franquia é contar com o suporte de uma marca experiente e tradicional, que poderá ajudá-lo a fazer com que o negócio prospere, tornando-se a sua principal fonte de renda. Mas como isso funciona? 

Neste post, vamos esclarecer como se dá a relação entre franquia e franqueado, mostrando quais são as etapas desta parceria. Vamos lá? 

Treinamento inicial

Quem opta por abrir um negócio próprio, precisa decidir por um entre dois caminhos: ou começa do zero, fazendo todos os estudos de mercado para tornar sua marca conhecida, ou busca uma franquia que já tenha boa reputação. 

Quem opta pelo segundo exemplo, conta com o suporte completo da marca que, desde os primeiros momentos, oferece treinamentos completos. O primeiro deles é oferecido pelo próprio sócio-diretor, logo após a assinatura do contrato. 

Complemento do treinamento

Após a primeira recepção, é hora de colocar a mão na massa. Nesse momento, você contará com todo o suporte para iniciar suas atividades como franqueado, tendo contato com todas as práticas estabelecidas pela franquia, que fizeram dela um sucesso. 

Suporte e mentoria 

Inaugurado o negócio, você contará com o suporte e a mentoria dos responsáveis pela franquia em tempo real, sempre que precisar. Dessa maneira, você não se sentirá desamparado diante de qualquer necessidade. Lembre-se de que o seu sucesso é também o sucesso do franqueador e, portanto, ele estará sempre próximo de você. 

Pesquisa de satisfação

Avaliar a satisfação do seu cliente com a marca que você representa é fundamental para direcionar os negócios de uma maneira mais adequada, gerando resultados. Em uma empresa só sua, essa responsabilidade fica em suas mãos. 

No caso de uma franquia, a própria marca se encarrega de realizar os estudos. Os resultados são passados para você e discutidos ponto a ponto, para que você e a franquia possam traçar estratégias de crescimento de acordo com as metas estabelecidas. 

Reuniões de acompanhamento

Em geral, não existe uma periodicidade para a realização destas reuniões, mas costumam ocorrer a cada 6 meses, tendo como ponto de partida as pesquisas realizadas e os resultados obtidos pela sua unidade. O acompanhamento de atividades é fundamental em qualquer planejamento estratégico, pois permite que novos objetivos sejam traçados, além de possibilitar correções de rota que possam recolocar a marca no caminho do crescimento. 

Além disso, algumas marcas oferecem opções como softwares para o acompanhamento em tempo real do desempenho da sua marca. Dessa forma, você tem uma visão global dos seus resultados, podendo estabelecer estratégias que possam levá-lo a cumprir as metas.

Agora que já sabe como se dá a relação entre franquia e franqueado, não deixe de conferir também as nossas dicas sobre consultoria. Você vai descobrir como essa é uma ótima forma de contribuir com a sua experiência e conhecimento para o crescimento de outras empresas. Aproveite! 

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