Afinal, por que investir em franquias é uma boa ideia? Entenda mais sobre esse modelo de negócio!

Muitas pessoas sonham em ter um negócio próprio. E, quando decidem realizar esse sonho, se deparam com diversas possibilidades e desafios — entre eles, está a decisão de começar uma ideia do zero ou investir em franquias.

Há uma percepção geral de que começar uma franquia é mais caro do que um negócio independente. Porém, tal alternativa apresenta diversos benefícios e garantias para empreendedores de primeira viagem, evitando que eles comentam erros simples, mas capazes de comprometer seus resultados e, até mesmo, levar ao fim do empreendimento.

Além disso, o empreendedor pode escolher entre diversos modelos e segmentos de atuação. Existem opções na área de alimentos, bebidas, beleza, serviços e consultoria empresarial — em que você se torna um consultor de negócios, aplicando metodologias que aumentam seu sucesso.

Se isso ainda não o convenceu, veja, abaixo, por que investir em franquias é uma ótima opção para quem quer empreender!

Marca já estabelecida

Uma das melhores vantagens da franquia é começar um negócio que já tem uma marca estabelecida, conhecida e de sucesso no mercado. Logo de cara, o empreendedor quebra as barreiras de um estabelecimento “desconhecido” e “sem referências”.

Isso é importante principalmente nos primeiros meses ou anos de atuação. Nesse período, muitos negócios fecham suas portas por falta de clientes e vendas suficientes para cobrir seus custos.

Plano de negócio estruturado

Outro benefício de se investir em franquias é ter acesso a um plano de negócio estruturado. Trata-se de um documento com a definição de toda a estrutura, as variáveis e as questões que interferem no sucesso da empresa. Ele descreve valores, investimentos, ações, custos e previsões de ganhos para cobrir o investimento feito e ter um negócio lucrativo.

Fica evidente como o plano de negócio é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, certo? Mas sua construção requer tempo e conhecimento, o que muitas pessoas não têm. ​Por isso, o modelo de franquias é muito interessante para quem está se arriscando no mercado.

Ao optar por tal investimento, o empreendedor receberá um plano estruturado, com as definições de gasto mínimo para começar uma previsão de ganhos. Isso garante uma visão mais completa do negócio e mais segurança a seu desenvolvimento.

Assistência e treinamento

Além do plano de negócio, os franqueadores, normalmente, oferecem assistência e treinamento constante a seus franqueados. Trata-se de diversas capacitações que preparam o empreendedor para lidar com as dificuldades e os desafios de gerir um empreendimento. Alguns exemplos são:

  • noções de administração e gestão de negócios;
  • como contratar e manter bons funcionários;
  • como desenvolver estratégias de marketing e vendas;
  • como criar uma cartela de clientes fiéis;
  • como lidar com questões legais e financeiras.

O franqueador deseja o sucesso das franquias e tenta passar todo o seu know-how às pessoas que investem no modelo. Dessa forma, ele conta com assistência em suas decisões, aumentando suas chances de sucesso.​

Identidade visual e layout definidos

Como a franquia usa uma marca já estabelecida, é comum que o empreendedor deva seguir um padrão de identidade visual e layout de loja (quando é necessário).

De início, isso pode parecer uma limitação de suas decisões. Porém, o ambiente, sua organização e seus elementos visuais são essenciais para o sucesso do negócio. Muitos empreendedores erram nesse ponto e acabam perdendo clientes ou, até mesmo, a empresa.

Para acertar nas decisões, é necessário investir em pesquisas, além de estudar as variáveis do mercado e o perfil do consumidor. Isso leva tempo, requer dinheiro e exige muito conhecimento. Portanto, ter tudo já pronto é uma grande vantagem para quem está começando.

Além disso, muitos elementos ainda podem ser alterados para que o local fique de acordo com as características da unidade. Os franqueados, normalmente, disponibilizam um time de especialistas que trabalha com o empreendedor em suas decisões, garantindo excelência em suas escolhas.

Custo menor em marketing e vendas

Um ponto fundamental para o sucesso de todo negócio é sua estratégia de marketing e vendas — responsável por atrair e conquistar clientes. Geralmente, as franquias oferecem ao empreendedor um modelo pronto de campanha de comunicação e abordagem de consumidores, usando técnicas que funcionam e trazem resultados para a marca.

Além disso, os custos de marketing do franqueado são menores do que em um negócio individual. Isso acontece porque ele tem acesso aos fornecedores do franqueador, ou seja, os contratos consideram grandes volumes de peças, tendo valores menores.

Um ponto importante ao procurar por uma franquia é entender que o plano de marketing e vendas pode estar definido para o franqueado, porém ainda há flexibilidade para que ele adapte a estratégia à sua localidade.

Melhores preços com fornecedores

Como falamos, os franqueados têm acesso aos fornecedores do franqueador, sendo beneficiados com melhores preços e ofertas. Materiais para o estabelecimento são encontrados com mais facilidade, sendo que toda a gestão é facilitada.

Isso acontece porque os franqueados querem manter um padrão de identidade e qualidade em todas as unidades — como se elas fossem uma única empresa. Além disso, quanto maior o número de estabelecimentos usando os mesmos serviços, fica mais fácil negociar e reduzir o preço, o que traz mais benefícios para todos.

O trabalho de pesquisar e encontrar opções de fornecedores com qualidade e segurança também é eliminado. Os franqueados já realizaram esse processo e encontraram empresas de confiança para toda a rede, permitindo que o empreendedor foque em outras atividades.

Menores taxas de risco

Por fim, todos esses benefícios garantem que o investimento do empreendedor tenha menores riscos de fracasso no mercado. A realidade é que a taxa de mortalidade de franquias é muito menor que a das empresas independentes — 6% e 24%, respectivamente.

Ao investir nesse modelo, você recebe:

  • um plano de negócios estruturado;
  • suporte em suas decisões;
  • exemplos e modelos de marketing e vendas com eficiência comprovada;
  • acesso a valores exclusivos de fornecedores.

Todos esses fatores facilitam a gestão do negócio e reduzem os riscos de falhas ou tomadas de decisões que comprometam seus resultados.

Já quando se começa um negócio do zero, o empreendedor precisa tomar todas as suas decisões sozinho, sem suporte ou auxílio de alguém que trilhou o mesmo caminho. Lembre-se de que gerir um negócio não é simples, e decisões equivocadas afetam seu sucesso.

Agora que você conhece os benefícios de investir em franquias, acha que é o momento de começar a sua? Que tal trabalhar como consultor empresarial em sua região, em um negócio próprio? Então, entre em contato conosco e conheça nosso modelo de franquias!

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