Como evitar prejuízos através de uma gestão de estoque eficaz

Você está com prejuízos na sua empresa? Quer evitar prejuízos? Então, é importante considerar que, independente do porte do negócio, um bom controle de estoque é fundamental na geração de resultados. Toda a cadeia de processos que existe entre a entrada e saída de produtos, se mal administrada pode ser a “porta de entrada” para prejuízos.

A CONSULTING NOW aborda alguns pontos fundamentais para uma boa gestão de estoque:

REALIZE INVENTÁRIOS PERIODICAMENTE E APURE-OS

O primeiro passo é realizar inventários periodicamente.  A frequência dessas contagens dependerá de alguns fatores como: quantidade de colaboradores envolvidos na operação, volume do estoque, fluxo de entrada x saída de produtos, entre outros. Sendo assim, quanto maior a complexidade de sua operação, mais frequentes deverão ser os inventários.

Outro ponto importante: as apurações. Antes de tomar decisões é necessário verificar se existem desvios, através de uma análise de acuracidade (% de exatidão, entre o estoque físico e o lógico – que está presente no sistema). Procure desmembrar essa análise por “família” de produtos, por SKU’s e, também, analise os processos que envolvem a gestão de estoque. Dessa forma, você terá uma base sólida para as tomadas de decisão.

DEFINA PLANOS DE AÇÃO

Após ter todas as informações na “mão”, é hora de agir! Defina planos de ação junto à equipe, documente-os e acompanhe a execução de cada item. Por exemplo, se você definiu que contratará um novo colaborador para fiscalizar a entrada de produtos, acompanhe o processo até o fim (recrutamento, seleção, integração e desempenho desse novo colaborador).

CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES

Tão importante quanto enxergar desvios e tomar ações corretivas, é ter uma base de informações confiável. Após a realização dos inventários, é fundamental que haja uma atualização do estoque no sistema para evitar tomadas de decisões equivocadas na hora das compras, além de trazer outros benefícios.

LEMBRETE: falhas ou outras situações que gerem danos ao estoque impactarão diretamente na lucratividade; portanto a atenção deve ser redobrada!

A CONSULTING NOW conta com uma metodologia eficaz que possibilita a implantação de um sistema completo de gestão de estoque. Para mais informações, entre em contato com um de nossos consultores.

[email protected]

(11) 2629-0697

 

Por: Douglas Alves, consultor

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *