Quer saber mais sobre Mercado de Consultoria e Gestão empresarial? Veja aqui!

O mercado de consultoria e gestão empresarial no Brasil para pequenas e médias empresas vem se mostrando um setor promissor: a vocação empreendedora do brasileiro é uma fonte de novas oportunidades, pois, ao mesmo tempo que muitos negócios estão iniciando a jornada, há outros que já se firmaram e procuram renovação.

Entre esses dois extremos, há os empresários, cuja ausência de algumas habilidades ou ferramentas traz falhas que podem colocar em risco o negócio com um todo. Diante desses casos, a procura por profissionais do mercado de consultoria e gestão tende a ser alta.

O consultor atua no intuito de direcionar os clientes para os objetivos pretendidos, além de desenvolver-se profissionalmente com as possibilidades da carreira. Interessante, não é? Entenda um pouco mais a respeito desse mercado e das oportunidades geradas para os seus profissionais.

Mercado de consultoria e gestão empresarial

De acordo com a pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o país registrou 27,4 milhões de brasileiros que iniciaram empreendimentos em 2017. Ao todo, entre iniciantes e estabelecidos, há quase 50 milhões de empresários no Brasil, um índice de 36,4% da faixa etária pesquisada.

Considerando o comparativo com o ano de 2016, os percentuais foram mantidos, o que é um sinal positivo após a principal retração econômica vivida pelo país, que tirou muitas organizações do mundo dos negócios. As empresas que suportaram precisam de novas estratégias para alavancar os resultados.

Em um relatório do Sebrae sobre causas mortis das empresas, foram apontados três fatores relacionados à falha dos negócios durantes os primeiros cinco anos de atividade, acarretando o seu fechamento:

  • planejamento prévio;
  • gestão empresarial;
  • comportamento empreendedor.

Essa realidade reforça a demanda latente do mercado de consultoria e gestão empresarial por profissionais para auxiliar as empresas a traçar e executar estratégias de sucesso, além de aprimorar atividades em empresas já consolidadas.

Benefícios de ser consultor de gestão empresarial

Há muitas razões que motivam profissionais a saírem da posição de colaboradores e ingressarem na carreira de consultor. A seguir, selecionamos as mais comuns:

Ser empreendedor

Escolher o rumo da própria carreira, com a capacidade de definir o ritmo que pretende alcançar determinados resultados e conquistas é um desejo possível para os profissionais desse mercado.

A flexibilidade e a projeção de futuro proporcionadas pela escolha de ser empreendedor é um benefício não encontrado em muitas das atuações tradicionais, além da alta margem de lucratividade, principalmente por ter custos e despesas fixas baixas.

Promover mudanças

Como consultor, o profissional se torna voz ativa nas corporações. Ou seja, torna-se fator decisivo na construção da estratégia para desenvolver uma cultura empresarial que auxilie e facilite a gestão dos negócios.

Alcançar resultados expressivos

Trabalhar constantemente com diferentes realidades é enriquecedor. Essa possibilidade de atuar em diferentes áreas contribui para o desenvolvimento de um profissional de visão sistêmica, com apurado senso de mercado.

A partir da vivência em diferentes meios de negócio, o profissional consegue obter ideias mais precisas para os problemas apresentados, o que é uma competência determinante em sua atividade.

Além disso, para potencializar sua atividade, esse profissional pode recorrer a empresas especializadas que podem lhe auxiliar mesmo em situações em que ele apresente pouca experiência. Parece uma boa ideia, não é mesmo? Assine nossa newsletter para receber mais artigos como esse!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *