Veja como iniciar um negócio!

Iniciar um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros, seja em razão da crise, para garantir renda extra ou por aspirações de crescimento pessoal. De uma forma ou de outra, são muitas dúvidas e dificuldades que pairam na cabeça de um empreendedor de primeira viagem.

As etapas e os conhecimentos necessários para abrir um negócio de sucesso são vários e, por isso, é normal ter algum receio de empreender. Mas saiba que é possível contornar a situação e adquirir os conhecimentos e capacidades necessários para ser um empreendedor e tudo dar certo.

Com o objetivo de ajudar você a ter mais segurança nesse momento, enumeramos alguns pontos fundamentais para começar com segurança e reduzir os riscos. Confira!

Ter perfil empreendedor

Se você chegou até aqui, é bem provável que já tenha desenvolvido algumas características do perfil de um empreendedor de sucesso. Quer uma dica? Uma delas é ter sede de informação e se manter sempre atualizado quanto às tendências de mercado, novidades e ações da concorrência. Esses serão grandes diferenciais na hora de traçar rumos efetivos para o seu empreendimento.

Além disso, o perfil empreendedor engloba características como resiliência, dedicação e pensamento estratégico. Um negócio próprio demanda muitas responsabilidades e, independente de qual modelo for adotado, a responsabilidade sobre os resultados será unicamente sua e de seus sócios — caso os tenha.

Comunicar-se bem e ser colaborativo pode ajudar ainda mais nessa jornada, pois dessa maneira você conseguirá gerar networking ao redor do seu negócio, um fator fundamental para ajudá-lo a caminhar e crescer mais rapidamente.

Analisar o mercado

O primeiro passo antes de iniciar um negócio próprio é analisar o contexto de mercado em que seu empreendimento se encaixa. É preciso saber quais são as projeções futuras para o segmento e modelo de negócio, qual foi seu índice de crescimento nos últimos anos e quais fatores podem influenciar na mudança desses indicadores.

Por exemplo, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), esse modelo de negócio cresceu 8% em 2017 entre categorias como alimentos, serviços e saúde. A partir de informações desse tipo, você é capaz de compreender quais segmentos de mercado são mais favoráveis caso ainda não saiba no que empreender ou se seu interesse seja começar com um modelo de franquia. Reúna a maior quantidade de informações para estar seguro de sua decisão e ter certeza de que fez a escolha certa.

Escolher um modelo de negócio

Você já sabe que seu grande sonho é ter o próprio negócio, mas talvez ainda não tenha certeza de qual é a melhor opção. O mais recomendável aos empreendedores iniciantes é buscar um modelo que ofereça o máximo de estrutura e suporte possível para alavancar o projeto e desenvolver conhecimentos.

Um negócio próprio demanda um pouco mais de trabalho, pois todo o processo de gestão e criação do plano de negócios terá que ser realizado pelo dono e encarregados. Não é algo impossível de ser feito, mas se você prioriza segurança, o risco é um pouco maior ao começar um empreendimento do zero.

Enquanto isso, o modelo de franquia minimiza os riscos por meio do investimento em uma marca bem posicionada no mercado, com um plano de negócios completo e treinamentos estruturados para você ser bem-sucedido como franqueado. Por meio desse empreendimento, você será capaz de adquirir muito aprendizado e contar com o auxílio de profissionais já experientes.

Como você pode perceber, as oportunidades para iniciar um negócio no Brasil são bem vastas. Os índices de novos negócios aumentam a cada ano e, se seu grande sonho é fazer parte desse grupo de pessoas que têm um negócio próprio, continue lendo, pesquisando e se capacitando!

Gostou do conteúdo do post? Restou alguma dúvida? Tem alguma experiência na área para compartilhar? Nos deixe um comentário e vamos conversar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *