O conjunto de habilidades que definem um perfil empreendedor de sucesso pode ser desenvolvido ou aprimorado.
Os interessados que têm receio e até mesmo aqueles que já se consideram preparados para abrir uma empresa devem buscar conhecer as características desse perfil. Assim, poderão perceber quais delas precisam ser melhor trabalhadas, a fim de beneficiar o negócio.
Abaixo, você conhecerá as principais habilidades para começar a praticá-las e incorporar no seu dia a dia! Confira!
Comportamentos do perfil empreendedor
A ONU possui uma metodologia, baseada em pesquisa realizada por David McClelland, que identificou dez comportamentos comuns entre empresários de sucesso e os dividiu em três categorias diferentes. São elas:
Capacidade de realização
Responsável por cinco dos dez comportamentos, essa categoria é clara logo pelo nome — que indica movimento —, pois o empreendedor precisa de energia para que o negócio atinja os resultados esperados.
Assim, são destacados os esforços de buscar oportunidades e ter iniciativa. Isso significa estar atento ao mercado, identificar novos caminhos a serem explorados e colocá-los em prática para estar sempre à altura das expectativas dos clientes.
Muitas possibilidades surgirão a partir daí, e será necessário correr riscos calculados para que a paixão pela ideia não tome o lugar da razão. Será preciso explorar a capacidade analítica para averiguar as reais chances de sucesso.
E então, a persistência é colocada em prática, pois, sem ela, o caminho é curto, uma vez que sempre haverá obstáculos. Com essa característica, o empresário tem a obstinação a seu favor para analisar o que falhou e encontrar alternativas.
Outra habilidade é a exigência de qualidade e eficiência, que permite reconhecer pontos de melhoria nos processos internos para, continuamente, aprimorá-los.
E tais atitudes só serão possíveis se houver comprometimento, não somente com o sucesso financeiro da empresa, mas também com o time e com os clientes, a ponto de, em alguns momentos, precisar colocar a vida pessoal em segundo plano.
Planejamento
A segunda categoria reforça a necessidade de gerir o negócio de maneira organizada. Para tanto, estabelecer metas é fundamental, já que elas apontam os indicadores a serem perseguidos no dia a dia, bem como deixa claro qual é o futuro desejado.
Planejar e monitorar sistematicamente as atividades que serão executadas faz com que os procedimentos estejam claros para todos, além de ser possível diagnosticar o que está desempenhando bem e o que está falho.
O empreendedor também não pode esquecer de buscar informações sobre o mercado que está inserido, já que essa atualização interfere no destino da empresa, uma vez que apresenta cenários que precisarão de ações rápidas, bem como oportunidades.
Habilidade de persuasão e relacionamento
Além dos consumidores, colaboradores e parceiros, há outros relacionamentos envolvidos com o sucesso de um negócio. A capacidade de persuasão e a rede de contatos do empreendedor podem agilizar e ampliar muitos sonhos que demorariam para acontecer.
Uma habilidade que requer independência e autoconfiança do empresário, uma vez que ele precisa ser determinado no que busca, tomando a frente para que os recursos necessários possam ser conquistados.
Tipos de empreendedor e características
Além das habilidades abordadas, a personalidade do empreendedor também precisa ser analisada. Ele pode ser mais criativo, com várias ideias e fácil adaptação; ou um administrador focado em números e muito racional. Há, ainda, o integrador, que extrai o melhor dos recursos disponíveis; o realizador, pró-ativo e focado no fazer; e o promotor, habilidoso em atrair recursos.
É preciso se identificar entre eles e perceber quais comportamentos do perfil empreendedor tendem a faltar para, então, desenvolvê-los. Uma mentoria é um recurso valioso nesse e demais momentos de dúvidas. Um exemplo disso é o apoio dado pelas marcas franqueadoras aos franqueados. Empreendedores encontram nessa relação maior segurança para administrar suas franquias.
Após essas dicas, faça uma autoanálise, afinal, ficou mais claro que o perfil empreendedor de sucesso está ao alcance de todos, não é mesmo? Para trabalhar suas habilidades a partir de agora, compartilhe este post nas suas redes sociais e amplie a sua rede de contatos!