Política comercial: Sua empresa tem? Saiba como definí-la

Ter uma política comercial bem estruturada e formalizada faz toda a diferença para garantir a rentabilidade da empresa de forma segura e sem atrapalhar a performance da equipe comercial, ou seja, a implantação de alçadas na dosagem correta, certamente é o sucesso do departamento comercial.

COMO DEFINIR UMA POLÍTICA COMERCIAL PARA SUA EMPRESA:

O que a maioria dos empresários não sabe é que a política comercial já existe e está dentro de sua empresa; porém, na maioria dos casos está fragmentada nas cabeças das pessoas, sendo exercida sem qualquer tipo de trava e padronização, ou seja, cada um vai fazendo de um jeito.

A CONSULTING NOW indica os principais benefícios que uma política comercial bem elaborada e implantada com qualidade pode trazer à empresa:

  • Evita vendas sem lucratividade (alçadas de descontos);
  • Garante que as tabelas de preços estejam padronizadas e atualizadas;
  • Padroniza a política de créditos;
  • Define as regras para a carteira de clientes (ex: o que é cliente inativo?);
  • Cria uma política para inadimplência;
  • Garante que as metas sejam pactuadas nos períodos corretos.

 VOCÊ SABIA QUE UMA POLÍTICA COMERCIAL FORMALIZADA PODE FAZER PARTE DO CONTRATO DE TRABALHO DA SUA EQUIPE COMERCIAL?

A política comercial pode ser enviada para validação do advogado da empresa  e, após implantada e formalizada com toda a equipe através da coleta de assinaturas, esse documento passa a ter valor jurídico, podendo fazer parte das documentações de contratação da equipe comercial. Caso aconteça o descumprimento de alguma regra e venha a trazer prejuízos para a empresa, o funcionário pode ser desligado até por justa causa.

 

Se você quer saber mais detalhes dessa ferramenta, entre em contato com um de nossos consultores e agende uma visita. Nós, da CONSULTING NOW , contamos com uma metodologia eficaz para definir sua política comercial.

[email protected]

(11) 2629-0697

 

Por: Wander Alves, consultor

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *