Ponto de equilíbrio: 5 dicas para o seu negócio não ficar no prejuízo

O objetivo de toda e qualquer empresa é gerar receita para se desenvolver. Para cada produto ou serviço, é necessário realizar um investimento inicial e ter condições de arcar com os custos e as despesas para o processo andar. Mas antes de querer gerar lucro, a primeira meta é não ficar no prejuízo. É preciso, no mínimo, encontrar o ponto de equilíbrio.

E o que é ponto de equilíbrio?

Também conhecido como break-even, é aquele momento exato onde o valor das receitas encontra o montante das despesas, representando o zero-a-zero ou o empate no cabo-de-guerra entre o vermelho e o azul. É o valor mínimo que você precisa vender para não ficar no prejuízo e cobrir suas despesas, mas, ainda, sem gerar lucro.

E como alcançar o ponto de equilíbrio?A CONSULTING NOW apresenta algumas dicas:

1. Conheça seu ponto de equilíbrio

Como chegar em algum lugar sem saber onde ele fica? Então, a primeira dica é: você precisa conhecer o ponto de equilíbrio de sua empresa. Existe um cálculo muito simples para isso. Primeiro, você pega o valor total de suas despesas fixas – aquilo que você vai ter que pagar de um jeito ou de outro – e divide pela porcentagem de sua margem de contribuição – que é seu faturamento menos os custos variáveis.

2. Atenção aos gatilhos máximos

Depois de atingir o ponto de equilíbrio, você começa a ter lucro e querer vender cada vez mais para ter mais e mais retorno. Entretanto, atenção aos gatilhos diante de mais despesas; pois chegará um momento em que sua estrutura de custos atual crescerá para atender a demanda. Dessa forma, será necessário calcular um novo ponto de equilíbrio.

3. Enxergue além da operação

O ponto de equilíbrio não é definido apenas pelo zero-a-zero entre as despesas e receitas. É preciso enxergar além da operação. Muitas vezes, as vendas podem até pagar seus custos, mas dívidas acabam contribuindo para você fechar o mês no vermelho.

4. Conheça suas dívidas e quanto você pode pagar

Para atingir o zero-a-zero no negócio como um todo, conheça suas dívidas e quanto em dinheiro você tem disponível para pagar essas obrigações.

5. Readeque as dívidas

Se você possui uma operação rentável, mas uma situação financeira no vermelho por causa de dívidas, uma saída é readequar essas obrigações para que você chegue no ponto de equilíbrio.

O ponto de equilíbrio não é feito para ser atingido. É feito para ser superado. Por isso, é importante investir em um bom gerenciamento de custos para que seu negócio seja rentável.

A CONSULTING NOW conta com uma metodologia eficaz para auxiliar a sua empresa atingir o ponto de equilíbrio e gerar resultados. Quer saber como?

[email protected]

(11) 2629-0697

 

Por: Gabriel Bastianelli, franqueado Consulting Now

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *