Veja como fazer sua reserva financeira no nosso artigo!

Nos últimos anos, com a crise no mercado de trabalho, muitas pessoas ganharam o impulso que faltava para começar a empreender. Se você tem uma ideia e pensa em transformá-la em negócio, este é o momento para começar a fazer uma reserva financeira, que vai possibilitar que seus sonhos possam se realizar em pouco tempo.

Sim, para empreender é preciso ter dinheiro. E, para ter dinheiro, é preciso se organizar financeiramente. Quanto mais capitalizado você estiver, maiores serão as chances de o seu negócio prosperar no futuro, gerando lucros e trazendo tranquilidade para você e para a sua família.

Por isso, neste post preparamos 4 dicas para que você comece a se organizar para empreender o mais rápido possível. Confira!

1. Faça uma planilha financeira

Se você não tem o hábito de controlar seus gastos por meio de uma planilha financeira, é bom começar agora mesmo. Por meio dela, você terá total controle sobre suas contas e poderá saber em detalhes quais são as suas receitas e despesas.

Com isso, você poderá cortar gastos desnecessários, fazendo aumentar o capital disponível para reserva. É importante ressaltar que a planilha financeira exige disciplina e organização, já que para funcionar ela precisa ser abastecida com todos os valores constantes da sua vida financeira.

O ideal é estabelecer um fluxo diário de atualizações para que você não se desorganize.

2. Estabeleça metas financeiras

Depois de se organizar financeiramente, é hora de estabelecer metas. Afinal de contas, se a sua planilha estiver correta, certamente você já sabe o quanto pode guardar por mês. O importante é estipular metas que sejam audaciosas, mas que estejam dentro das suas possibilidades.

Não se esqueça que um empreendimento enseja, na maioria dos casos, investimentos consideráveis nas variadas frentes do negócio. Por este motivo, ao longo da caminhada você precisará fazer algumas economias mais contundentes.

3. Separe os gastos pessoais e os voltados para o negócio

Se você quer abrir um negócio, precisa começar desde já a separar os recursos que serão empregados no empreendimento das suas finanças pessoais.

Um dos grandes problemas dos empresários é a dificuldade em separar as finanças, o que acaba prejudicando o fluxo de caixa e mascarando eventuais problemas que precisem ser sanados rapidamente.

Se possível, utilize contas em bancos diferentes e mantenha o controle preciso sobre todas as finanças.

4. Reavalie o plano mensalmente

Qualquer planejamento, seja corporativo ou financeiro, precisa de avaliação e revisão constantes. Afinal de contas, por mais preciso que você seja, ninguém tem bola de cristal e nem todos os percalços podem ser previstos.

A cada mês, reavalie sua planilha de gastos e busque corrigir as inconsistências para os próximos períodos. O mesmo vale para as metas. A cada avaliação, tente encontrar formas de poupar mais para ter mais recursos na hora de abrir o seu negócio.

Agora que você sabe como cuidar da sua reserva financeira, é hora de escolher boas opções para empreender. E, para isso, as franquias podem ser uma ótima solução, inclusive já escolhidas por muitas pessoas. Então, aproveite e aprenda mais sobre elas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *