As vantagens de ser um franqueado

Você está querendo empreender e vem analisando a possibilidade de ser um franqueado? Saiba que muitos empreendedores buscam o modelo de franquia devido ao fato de o sistema oferecer vantagens, se comparado a abrir um negócio do zero.

Mesmo durante a crise econômica, o mercado de franquias vem crescendo cada vez mais, superando a marca de R$38,7 bilhões no primeiro trimestre de 2018. Esse crescimento mostra que as franquias ainda são uma ótima opção para quem deseja investir.

Neste post, vamos mostrar quais os benefícios de abrir uma franquia e porque esse é um bom negócio.

1. Credibilidade da marca

Iniciar um novo negócio, utilizando uma marca já consagrada no mercado é um dos principais benefícios de ser um franqueado, principalmente se você for um empreendedor iniciante. Você já entrará no mercado com produtos e serviços testados e aprovados, diminuindo os riscos de rejeição dos consumidores e com uma vantagem em relação aos concorrentes.

Além disso, provavelmente, a franqueadora já conta com um cadastro extenso de fornecedores, possibilitando que o franqueado tenha condições especiais em seus pedidos, como prazos mais longos e descontos.

2. Apoio na gestão do negócio

Outro ponto positivo é o apoio recebido pela franqueadora no início do negócio. Todo o sistema é padronizado e você terá auxilio na escolha do ponto, treinamento para você e seus funcionários, e acesso aos manuais, de acordo com as principais áreas e atuações da franquia.

A segurança de ter uma grande marca zelando pelo seu negócio e dando o suporte necessário para a gestão do empreendimento fará com que você sinta mais segurança ao iniciar sua franquia.

3. Auxílio no planejamento financeiro

O maior motivo de falência das novas empresas é a falta de planejamento financeiro. Ao optar por investir em uma franquia, o empreendedor conta com auxílio nesse sentido e conseguirá planejar de forma mais certeira os custos de construção e de instalação.

A franqueadora também oferece suporte, prevendo os valores necessários para a operação, o investimento inicial e o capital de giro, além de, muitas vezes, informar o tempo médio para o retorno do investimento e para o alcance do ponto de equilíbrio, ou seja, quando suas receitas e custos estarão igualados e você começará a ter lucros.

4. Custos reduzidos com marketing

Mais um ponto positivo são os custos reduzidos com marketing, pois, na maioria dos casos, a marca já investe em publicidade nacional e é reconhecida facilmente. Assim, os esforços nessa área serão baixos, cabendo ao franqueado fazer a divulgação localmente.

5. Apoio nos aspectos jurídicos

O sistema de franquias já é bastante maduro na economia e conta com uma legislação clara sobre as responsabilidades das partes envolvidas. Além disso, há possibilidade de controle de padrões, procedimentos operacionais, identidade visual e de outros elementos para que a experiência do consumidor seja consistente com a marca.

Ser um franqueado é um ótimo negócio para quem está começando a empreender por ter menos riscos e ajudar na criação de contatos e de credibilidade. Entretanto, é preciso analisar bem qual rede mais combina com o seu perfil de empreendedor e quais os retornos do investimento.

Você ou seus colegas já pensaram em abrir uma franquia? Compartilhe este post para que eles descubram quais os benefícios desse sistema.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *