Saiba o que é preciso para trabalhar com consultoria empresarial!

Os serviços de consultoria empresarial têm sido considerados uma solução segura para diversas tomadas de decisões de um empreendedor ou da empresa que comanda. Eles existem no mercado desde o início do século XX e, por meio da aplicação de técnicas e metodologias, aliam a teoria e o know-how (experiência) do consultor para apresentar soluções práticas, financeiramente viáveis, autossustentáveis, enfim, conforme se deseja.

A finalidade do serviço é montar uma estratégia para alcançar o que o cliente almeja. Sendo assim, é o próprio cliente quem define o que ele quer alcançar — seus objetivos, suas necessidades, quanto tempo estará disponível para o negócio, os recursos humanos e financeiros que dispõe etc.

Fazer consultoria pode não ser tão simples quanto se pensa. O profissional tem que garantir que o negócio seja capaz de seguir os melhores caminhos para alcançar a meta e, a partir disso, contribuir para que a equipe consiga trabalhar até obter esses resultados. É preciso ter muito conhecimento para fazer isso.

Então, um consultor é sempre uma pessoa experiente e com larga formação acadêmica? Não! Um jovem líder pode ser um consultor empresarial e se dar muito bem. Ficou interessado? Continue a leitura e entenda como funciona o serviço de consultoria empresarial e como entrar nesse mercado.

1. Trabalhando com consultoria: como ocorre a contratação e como é o trabalho do consultor

Acompanhe essa leitura e veja se você consegue se ver trabalhando como um consultor. Se achar que é bom nisso, vai ficar animado com uma dica imperdível ao final.

O processo de contratação de uma consultoria se inicia com a apresentação entre os contratados, a negociação dos termos do contrato, a coleta de informações gerais, o diagnóstico e a elaboração de um “plano de ação”, sempre considerando o acompanhamento da sua execução, uma eventual revisão ou reavaliação do plano, a conclusão e o monitoramento por um determinado período.

Primeiro o consultor identifica o que o cliente deseja, imaginando o que será preciso fazer para alcançar aquilo. Então, ele verificará se os requisitos de execução estão claros e são atingíveis, isto é, se a meta do empreendedor é plausível. Para isso terá que buscar o conhecimento sobre a empresa (ou sobre o empreendedor) e o contexto de atuação do negócio.

Em outras palavras: quem está responsável pela consultoria realizará estudos sobre a situação interna – verificando as possibilidades financeiras, a disponibilidade de recursos humanos, os custos de manutenção de equipamentos e estruturas e, também, sobre a posição em que a empresa se encontra em relação às outras no mercado de atuação.

As informações podem estar nos balanços, demonstrativos e em outros relatórios de sistemas utilizados pela empresa contratante. Outra fonte importante e decisiva esse processo, provém da troca de experiências entre os envolvidos na gestão estratégica da organização e o consultor, para entender as dinâmicas, os fluxos de procedimentos e, principalmente, a cultura organizacional.

A partir do diagnóstico da situação individual e em cenário, o consultor irá pensar em soluções personalizadas para atender ao que lhe foi solicitado, ou de um novo empreendimento ou de uma reestruturação, de forma segura.

O trabalho é muito interessante e existe bastante mercado para a atuação com consultoria empresarial, como se ver a seguir.

2. O mercado promissor da consultoria empresarial: as empresas sempre precisarão do olhar imparcial de um consultor

A expectativa de implementação de mudanças pode gerar ansiedade e prejudicar o alcance do resultado desejado. Mesmo que o empresário tenha condições técnicas e uma certa experiência para avaliar uma circunstância pela qual está passando atualmente e mensurar os riscos e os custos da implementação de um projeto novo, ainda assim seria mais apropriado confiar numa equipe de consultoria.

Considerando que o dono do negócio é o mais interessado em acertar na escolha e no momento certo de fazê-la, existe a possibilidade de que os sentimentos e convicções pessoais atrapalhem a elaboração dos diagnósticos, ou até mesmo que reflitam nos relatórios de forma a produzir um resultado tendencioso, com mais idealismo do que ciência.

Se isso ocorrer, os riscos de prejuízo e de não atingimento das suas próprias metas aumentam e o ideal para evitar isso seria o uso da consultoria empresarial. O serviço proporciona um diagnóstico com visão neutra sobre os rumos que o seu empreendimento pode tomar e isso é uma vantagem na elaboração do projeto a ser implementado.

As consultorias empresariais não são iguais. Há diferentes abordagens para diferentes tipos de problema e os serviços são personalizados e adaptados a cada caso. Pode-se dividir o campo do conhecimento em dois grandes grupos:

  1. Consultoria de Gestão ou por Processos, na qual se faz um diagnóstico e prescreve-se um tratamento para resolver a situação problema na gestão, na estratégia utilizada, nos principais processos, na qualificação da equipe ou nos sistemas de informação;
  2. Consultoria por Especialidade, quando o consultor atua como facilitador dos processos decisórios por dominar um assunto específico como, por exemplo, um consultor de cervejas ou operação de posto de combustível etc.

O “olhar de fora da caixa”, com isenção de pessoalismos nas decisões, dá ao consultor a vantagem da experiência com vário s clientes em diferentes situações. No mercado de atuação estão as micro e pequenas empresas, que conhecem o valor de uma consultoria, porém não conhecem consultores na sua região.

Neste sentido, para atender a esse mercado, uma boa opção poderia ser um consultor empresarial franqueado. Se a pretensão é empreender neste ramo, é altamente recomendável se informar. Existem no mercado algumas franquias com renome, que podem ser onerosas, não trabalham com metodologia eficiente e não fornecem o suporte necessário para um consultor iniciante ser capaz de entregar o resultado esperado dentro do prazo estipulado.

Você viu porque o campo da consultoria empresarial é um mercado promissor, agora veja como entrar nele com segurança.

3. Iniciar a carreira de Consultor como franqueado – sucesso garantido

Se a finalidade de uma consultoria é construir uma estratégia que será decisiva para o alcance de metas e de realizações pessoais dos empreendedores, ela deveria ser considerada sempre e ser realizada periodicamente.

Quando se pensa em uma consultoria empresarial, presume-se que algo importante precisa ser alcançado e que isso merece mais atenção e cuidado. Sendo assim, o profissional que terá a responsabilidade de acolher a demanda do cliente e entregar o melhor produto deve ser bem escolhido.

Em todo momento, as organizações precisam ser avaliadas, as pessoas repensam suas carreiras e procuram meios de viabilizar as mudanças e reestruturações necessárias — ou obrigatórias, tendo em vista as dificuldades de se manter vivo no comércio.

O modelo de franquia de negócios é bem-aceito no mercado por possibilitar ao empreendedor trabalhar com padronização e, com isso, otimizar os custos e os ganhos. Todo mundo já sabe que as franquias funcionam bem e trazem lucro, se forem implementadas corretamente.

Como estamos falando de ter sua própria empresa de consultoria, seria importante conhecer as opções existentes no mercado atual, pois a lista de franquias especializadas é grande e geralmente requerem altos investimentos. Não é o caso da Consulting Now.

A empresa de consultoria Consulting Now possui uma metodologia testada e aprovada em mais de 160 clientes, além de fornecer suporte de profissionais com ampla experiência e domínio na área de consultoria. Com isso, o consultor não precisa ter medo de falhar nos diagnósticos, ou na produção de relatórios, em nenhuma etapa, pois está resguardado por outros profissionais na matriz.

É uma organização que já tem domínio na área de consultoria e que conta com profissionais de alto nível, além de utilizar ferramentas modernas de elaboração de cada etapa dos projetos e do controle de resultados após sua finalização. Com eles o franqueado tem acompanhamento integral nos primeiros projetos até que esteja apto.

Se você pretende empreender uma grande mudança com segurança, entre em contato conosco.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *