Aprenda aqui como você pode ser um consultor empresarial

Com a maior alta em 7 anos, a abertura de empresas no Brasil exige profissionais capacitados a atuar estrategicamente em pequenas ou médias organizações. Ser um consultor empresarial significa auxiliar no desenvolvimento tático em diversos níveis nas áreas comerciais, financeiras, industriais, administrativas e operacionais.

Talvez você não se imagine prestando consultoria para uma empresa, já que os consultores costumam ter uma bagagem profissional extensa e alto nível de formação. Porém, com uma metodologia diferenciada, muitos profissionais são capazes de exercer essa função com sucesso.

Interessou-se em saber o que um consultor empresarial faz e qual é o seu verdadeiro papel na jornada das PMEs? Continue lendo!

O que faz um consultor empresarial?

Com o aumento do número de empresas no Brasil, o consultor empresarial é fundamental para ajudar a estruturar companhias em diversos níveis operacionais. Ele é o profissional que oferece um aconselhamento corporativo profundo, esclarecendo dúvidas e conhecendo dilemas. O consultor realiza um diagnóstico empresarial para, então, sugerir os direcionamentos apropriados de acordo com a visão e os valores da empresa.

Qual é o perfil do consultor empresarial de sucesso?

Se acredita que o perfil ideal do consultor empresarial envolve um currículo extenso com pós-graduação e MBA, você pode estar enganado! Profissionais em diversos níveis de experiência estão aptos (e ainda não sabem) a prestar consultoria empresarial, desde que tenham as características esperadas para a função. Portanto, buscar alternativas que tornem seu perfil relevante à prestação do serviço conta pontos a favor!

O consultor pode atuar em diversos departamentos, como o setor comercial, o de Recursos Humanos, o industrial, o administrativo, dentre outros. Por isso, é importante ter alguma experiência profissional em cargos de liderança na área pretendida. Para alcançar o sucesso, é essencial ter visão analítica e capacidade de ouvir, estando atento ao ambiente em que se encontra. Além disso, é preciso comunicar-se bem, de forma que todos na organização se sintam à vontade em participar da reestruturação.

Quais empresas precisam de consultoria empresarial?

Uma grande empresa já foi pequena e, para alcançar seus objetivos, tomou as melhores decisões. Em um mercado cada vez mais competitivo, a consultoria empresarial é um diferencial para posicionar PMEs à frente da concorrência, avançando mais rapidamente para o sucesso sem despender tempo da equipe interna na resolução de problemas. Além do mais, a visão de um profissional externo à realidade da empresa pode ser crucial na percepção de falhas.

Sendo assim, empresas que enfrentam problemas em departamentos ou têm processos pouco otimizados podem contar com ajuda profissional na tomada de decisão. Geralmente, companhias mais jovens têm a cultura mais empreendedora, por isso, as startups são mais propensas a promover esse tipo de mudança.

Como se tornar consultor empresarial?

Existem dois caminhos para ser consultor empresarial. O primeiro é tornando-se um consultor independente. Para isso, será necessário definir uma metodologia de trabalho, ter uma bagagem profissional longa e uma rede de contatos relevante que possa indicá-lo. O consultor independente tem o desafio de administrar toda a estrutura do negócio, o que exige um nível maior de conhecimento.

Consultores sem experiência podem encontrar algumas dificuldades ao iniciar a carreira de maneira independente, pois todas as ferramentas e cronogramas do projeto serão de responsabilidade do empreendedor. É preciso ter noção dos riscos, preparar-se para eles e assumir que há um longo caminho até os acertos com o empreendimento.

A segunda forma é por meio de franquias. Elas oferecem o suporte necessário ao seu negócio próprio e a possibilidade de prospectar clientes com uma marca consolidada. Você contará com treinamentos e acompanhamento de consultores experientes até que consiga seguir com a metodologia e o plano de negócios fornecidos pela franqueadora.

Um consultor franqueado é capaz de conseguir cases de sucesso em menos tempo, uma vez que a franqueadora conta com referências de clientes e oferece um conjunto de ferramentas facilitadoras, como um software para acompanhamento dos projetos. Você será capaz de adquirir sólidas experiências com uma empresa de sucesso. Ademais, os conhecimentos obtidos com sua franqueadora serão extremamente valiosos, caso você queira se envolver em mais empreendimentos no futuro!

Agora que você sabe o que um consultor empresarial faz, fique por dentro de todas as oportunidades desse mercado curtindo nossa página no Facebook!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *