Como evitar prejuízos através de uma gestão de estoque eficaz

Como evitar prejuízos através de uma gestão de estoque eficaz

Saiba mais Como evitar prejuízos através de uma gestão de estoque eficaz

Independente do porte do negócio, um bom controle de estoque é fundamental na geração de resultados. Toda a cadeia de processos que existe entre a entrada e saída de produtos, se mal administrada, pode ser a "porta de entrada" para prejuízos.

Preparamos um conteúdo com alguns dos pontos fundamentais para uma boa gestão de estoque.

REALIZE INVENTÁRIOS PERIODICAMENTE E APURE-OS.

O primeiro passo é realizar inventários periodicamente. A frequência dessas contagens dependerá de alguns fatores, tais como: quantidade de colaboradores envolvidos na operação, volume do estoque, fluxo de entrada x saída de produtos, entre outros. Sendo assim, quanto maior a complexidade de sua operação mais frequentes deverão ser os inventários.

Outro ponto importante: as apurações. Antes de tomar decisões é necessário verificar se existem desvios, através de uma análise de acuracidade (% de exatidão, entre o estoque físico e o lógico – que está presente no sistema). Procure desmembrar essa análise por “família” de produtos, por SKU’s e, também, analise os processos que envolvem a gestão de estoque. Dessa forma, você terá uma base sólida para as tomadas de decisão.

DEFINA PLANOS DE AÇÃO

Levantadas as informações, é hora de agir! Defina planos de ação junto a equipe, documente-os e acompanhe a execução de cada item. Por exemplo, se você definiu que contratará um novo colaborador para fiscalizar a entrada de produtos, acompanhe o processo até o fim (recrutamento, seleção, integração e desempenho desse novo colaborador).

CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES

Tão importante quanto enxergar desvios e tomar ações corretas, é ter uma base de informações confiável. Após a realização dos inventários, é fundamental que haja uma atualização do estoque no sistema para evitar tomadas de decisões equivocadas na hora das compras, além de trazer outros benefícios.

LEMBRETE: Falhas ou outras situações que gerem danos ao estoque impactarão diretamente na lucratividade; portanto a atenção deve ser redobrada!

A CONSULTING NOW conta com uma metodologia eficaz que possibilita a implantação de um sistema completo de gestão de estoque. Para mais informações, entre em contato com o Consultor mais próximo de você!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Consulting Now www.consultingnow.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×